segunda-feira, julho 10, 2006

12 concelhos dum sábio russo para uma vida saudável e feliz

O teu maior desejo é ser útil a todas as pessoas. Para isso tens que te esforçar em ser saudável. De todo o meu coração tenho um pedido para ti. Adquire de mim alguns conselhos, de modo a fortaleceres a tua saúde:

1. Duas vezes ao dia toma banho em água natural1 fria, para que te sintas bem. Toma banho a onde puderes: num lago, rio, banheira, toma duche ou banho de imersão. Isto são os teus requisitos. Um banho quente deve finalizar com um frio.
([1] Por natural deve-se entender aquela água que se encontra na natureza.)

2. Antes do banho ou depois dele, e se for possível, ou então conjuntamente com ele, sair para a natureza, estando descalço com os pés sobre a terra2, e de Inverno sobre a neve, nem que seja por 1 ou 2 minutos. Respirar através da boca várias vezes o ar puro e ao mesmo tempo, em pensamento, pedir saúde para si e para todas as pessoas.
([2] A ideia é a de pisar o solo natural, o asfalto ou cimento por exemplo, não são elementos naturais e não servem para esta função.)

3. Não beber álcool nem fumar.

4. Uma vez por semana esforçar por se abster por completo de comida e água desde 6ªfeira às 18-20 horas até ao meio dia de Domingo. Isto é o teu merecimento e tranquilidade. Se te for difícil, então fá-lo nem que seja só por um pequeno intervalo3.
([3] - A ideia é ficar sem alimento pelo menos um período de tempo mais longo que o normal, talvez suprimir uma refeição seja uma maneira de o realizar.)

5. Ao meio dia de Domingo sair para a natureza4 descalço, respirar profundamente algumas vezes e pensar em coisas superiores. Isto é como uma festa para os teus trabalhos. Depois disto podes comer tudo aquilo que gostares.
([4] Por “sair para a natureza” entenda-se, andar no meio de um ambiente natural, como uma floresta, campo ou praia.)

6. Ama a natureza à tua volta, nunca cuspas. Habitua-te a isto: é a tua saúde.

7. Cumprimenta toda a gente e em toda a parte, especialmente as pessoas de idade avançada. Se queres ter saúde para ti então saúda toda as pessoas5.
([5] É preciso notar que o cumprimento mais comum na língua Russa é a palavra - Zdrastvutie. Esta palavra surge da conjugação das palavras: zdarovie tibe- saúde para ti, pelo que o acto de cumprimentar é aqui subentendido também como o de desejar saúde à pessoa cumprimentada. Embora entre nós já não esteja tanto em uso o cumprimento Saúde!, ou até mesmo Viva!, podemos dizer que estes se assemelham ao zdrastvutie Russo.)

8. Ajuda as pessoas que puderes, em especial os pobres, doentes, ofendidos, necessitados. Faz isto com alegria. Responde à necessidade da sua alma e coração. Ao fazeres isso adquires nessa pessoa um amigo e ajudas no serviço ao Mundo!

9. Vence, em ti, os sentimentos de cobiça, preguiça, inveja, indolência, presunção, medo, hipocrisia, orgulho. Acredita nas pessoas e ama-as. Não fales sobre elas injustamente e não adquiras para perto do teu coração desagradáveis opiniões sobre elas.

10. Liberta a tua cabeça de pensamentos sobre doenças, mal-estar, morte. Isto é a tua vitória.

11. O pensamento não torna desnecessário a acção. Ler é bom, mas o mais importante é Fazer.


12. Conta e transmite a tua experiência destas coisas, mas não te gabes e não te engrandeças por isso. Sê modesto.

2 Comentários:

Às 2:02 da tarde , Blogger Quirologo disse...

Será que isso do banho também funciona na Sibéria?

 
Às 5:01 da tarde , Blogger Mikolik disse...

Olá, sem dúvida, este senhor era conhecido na Rússia como sábio Ivanov, andava vestido sempre com uma roupa simples em pleno inverno, mesmo nos dias com temperaturas negativas. Durante a II Guerra Mundial, os nazis apanharam-no e vendo tal homem com tais practicas começaram a experimenta-lo. Ele acabou por adoecer quando o puseram numa prisão de betão... onde não tinha contacto com o solo natural.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial