quinta-feira, fevereiro 22, 2007

'Método Estivill' para as crianças dormirem melhor

Um sono reparador ajuda um bébé a desenvolver-se de forma saudável, dormir mal tem repercussões físicas e psiquicas numa criança e pode até dificultar o seu crescimento. Cabe aos pais ensinar aos filhos a dormir bem. O sono é uma necessidade do corpo, mas isso não significa que saibamos dormir bem, dormir aprende-se, assim como por termos fome não significa que saibamos comer bem.

Manter uma atitude firme:

No livro Método Estivill - Um Guia Rápido para os Pais Ensinarem os Filhos a Dormir (da Dom Quixote) o Dr Estivill explica que os pais devem-se manter indiferentes aos pedidos dos filhos, e durante cerca de 30 segundos explicar ao bébé que terá de dormir sozinho.
Na hora de dormir - entre as 20h e as 21h de inverno e as 21h e as 22h no verão - o bébé pega na sua chucha, agarra-se a um boneco olha para um móbil e repara no desenho colado na parede. São os «incredientes» que lhe recordam que não está só. Depois é a vez dos pais adoptarem uma atitude «firme e segura» que mostre ao seu filho que vai ter de dormir e que nenhuma exigência os levará a tirá-lo da cama. Embalar o bébé ou dar-lhe a mão só em último recurso.

O resultado desta acção chega passados alguns dias ou semanas de rotina que deve ser repetida se o bébé acordar a meio da noite. Apesar de ser contestado por muitos pais que não concordam em deixar o bébé sozinho a chorar e que pensam que esta solução pode deixar sequelas, Eduard Estivill afirma que até hoje só recebeu «agradecimentos» e que a própria filha adoptou o seu método quando foi mãe: «O meu neto dorme 11 horas seguidas desde os seis meses»

Este texto foi baseado num artigo do Jornal SOL, escrito pela jornalista Maria Francisca Seabra

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial