quinta-feira, fevereiro 22, 2007

'Método Estivill' para as crianças dormirem melhor

Um sono reparador ajuda um bébé a desenvolver-se de forma saudável, dormir mal tem repercussões físicas e psiquicas numa criança e pode até dificultar o seu crescimento. Cabe aos pais ensinar aos filhos a dormir bem. O sono é uma necessidade do corpo, mas isso não significa que saibamos dormir bem, dormir aprende-se, assim como por termos fome não significa que saibamos comer bem.

Manter uma atitude firme:

No livro Método Estivill - Um Guia Rápido para os Pais Ensinarem os Filhos a Dormir (da Dom Quixote) o Dr Estivill explica que os pais devem-se manter indiferentes aos pedidos dos filhos, e durante cerca de 30 segundos explicar ao bébé que terá de dormir sozinho.
Na hora de dormir - entre as 20h e as 21h de inverno e as 21h e as 22h no verão - o bébé pega na sua chucha, agarra-se a um boneco olha para um móbil e repara no desenho colado na parede. São os «incredientes» que lhe recordam que não está só. Depois é a vez dos pais adoptarem uma atitude «firme e segura» que mostre ao seu filho que vai ter de dormir e que nenhuma exigência os levará a tirá-lo da cama. Embalar o bébé ou dar-lhe a mão só em último recurso.

O resultado desta acção chega passados alguns dias ou semanas de rotina que deve ser repetida se o bébé acordar a meio da noite. Apesar de ser contestado por muitos pais que não concordam em deixar o bébé sozinho a chorar e que pensam que esta solução pode deixar sequelas, Eduard Estivill afirma que até hoje só recebeu «agradecimentos» e que a própria filha adoptou o seu método quando foi mãe: «O meu neto dorme 11 horas seguidas desde os seis meses»

Este texto foi baseado num artigo do Jornal SOL, escrito pela jornalista Maria Francisca Seabra

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Todas as religiões como uma só, porque evoluem


Todos os organismos vivos, assim como as realidades não materiais como o pensamento, evoluem, por conseguinte o mesmo acontece com a ciência e religião. Como pois acreditar que só uma religião é imutável? A revelação espiritual é progressiva, evoluí e renova-se tal como qual como a matemática ou biologia ou qualquer outra disciplina material. Tal deve-se à capacidade do homem para a compreender a sua essência, as coisas são o que são, nós entendemo-las à medida da nossa capacidade, quer individualmente como pessoas ou colectivamente como humanidade. É neste contexto que os bahá'ís vêm a religião, aceitando com a mesma sinceridade tanto os ensinamentos de Bahá'u'lláh como de Cristo, Maomé, Krishna, Moisés, Buda, uma vez que todos representam a mesma realidade e cumprem o mesmo propósito. A diferença entre seus ensinamentos apenas têm como causa a capacidade da humanidade para os assimilar.

Lutando pela Excelência

O fim último da vida, pelo que entendo, é a excelência e, somente lutando por ela, não necessariamente com uma postura obsessiva, mas com "esforço, vontade e acção", obteremos, como resultado secundário, a felicidade última.

Palavras do meu amigo SAM

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Good state in the after life


Mrs. S. asked some questions with reference to the conditions of existence in the next world, and the life after death; she said that having recently lost a very near relative, she had given much thought to this subject. Many thought that re-union with those we had loved, and who had passed on to the future life, would only take place after a long period of time had elapsed. She wished to know whether one would be re-united with those who had gone before immediately after death.
'Abdu'l-Bahá answered that this would depend upon the respective stations of the two. If both had the same degree of development, they would be re-united immediately after death. The questioner then said, how could this state of development be acquired? 'Abdu'l-Bahá replied, by unceasing effort, striving to do right, and to attain spiritual qualities.

Abdu'l-Baha, Abdu'l-Baha in London, p. 73